Começa a campanha de vacinação contra a gripe para idosos em ro-lândia

No município de Rolândia a campanha começa no próximo dia 22, quarta-feira. Segundo a Secretária de Saúde Tânia Aroceno o objetivo é vacinar o máximo de idosos possível. “Pretendemos vacinar todas as pessoas com 60 anos completos ou mais. Este ano temos em nosso município 6.778 pessoas desta faixa etária e a meta proposta pelo Ministério da Saúde é de vacinar 80% desta população, ou seja, 5.423 idosos”, afirmou a secretária.
Todas as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas no sábado, dia 25, das 8h00 às 17h00, exclusivamente para a campanha. As pessoas podem procurar os postos Central, da Vila Oliveira, Parigot, São Fernando, Santiago, e os dois distritos São Martinho e Bartira.
O objetivo desta Campanha é diminuir as doenças e mortes por gripe e suas complicações na faixa etária de 60 anos ou mais, população prioritária por apresentar maior risco. A Campanha existe no Brasil desde 1999 e, além da prevenção da gripe, tem apresentado um impacto indireto na diminuição das internações hospitalares, da mortalidade evitável e dos gastos com medica-mentos para tratamento de infecções secundárias.
“Acreditamos que vamos atingir a meta este ano e até ultrapassá-la, pois as pessoas estão conscientes da importância desta vacina a fim de evitar a gripe e suas complicações, o que não é difícil acontecer na população desta faixa etária. O município de Rolândia demonstra que tem superado o índice de cobertura vacinal de outros municípios vizinhos. A meta foi ampliada para 80% desde o ano passado e apenas 37% dos municípios do país vacinaram igual ou superior à meta, incluindo Rolândia”, afirmou a Diretora de Vigilância em Saúde, Deise Tokano.
A partir do dia 08/05, as vacinas serão oferecidas à população carcerária, po-pulação indígena, trabalhadores de saúde e então aos grupos especiais como: imunodeprimidos, pneumopatas, pacientes portadores de doenças crônicas como diabéticos insulino-dependentes, cardiopatas e por fim hipertensos com complicações e diabéticos tipo II.

Contra- Indicação:
A vacina contra a gripe não deve ser administrada apenas em pessoas com história prévia de alergia à ovo de galinha, assim como a qualquer componente da vacina. Recomenda-se o adiamento durante a evolução de doenças agudas febris, sobretudo para que seus sinais e sintomas não sejam atribuídos ou confundidos com possíveis eventos adversos.

Última modificação em 11/05/2009