Prefeitura Municipal de Rolândia
Quem estava no gabinete eram 22 alunos de 2° ano da Escola Municipal Maria do Carmo Campos. Acompanhados da coordenadora pedagógica Andrea Neves e das professoras Sueli Inês Ferreira de Souza e Rita de Cássia Ferreira de Souza (mãe e filha), eles representavam os 102 alunos das quatro turmas de 2° ano do colégio.
Além de um verdadeiro interrogatório sobre a rotina de Johnny Lehmann frente ao Executivo municipal, as crianças se portaram como gente grande: fizeram diversas cobranças ao prefeito, em carta lida pela aluna Giovana Carolina de Oliveira. Na carta, datada do dia 20 de outubro, os representantes do 2° ano disseram que estão estudando as ruas e quarteirões do bairro onde fica a escola – o Conjunto Domingos Neves – e notaram falhas que podem prejudicar os moradores e a eles próprios.
Sob o olhar atento dos colegas, Giovana listou os pedidos ao prefeito: sinalização adequada; lixeiras; tampar e desentupir bueiros; datas vazias com muito lixo, trazendo insetos causadores de doenças; limpar as calçadas que estão com entulhos, atrapalhando a passagem dos pedestres; passar com freqüência o caminhão da coleta.
Os estudantes entregaram ao prefeito um dossiê com fotos de calçadas e terrenos baldios que acumulam entulhos e de ações em sala de aula em que eles confeccionaram faixas e cartazes para pedir aos moradores que não sujem o bairro.
Depois de contar à turma que tem três filhos e quatro netos, e que se dá melhor com crianças e idosos, Johnny Lehmann agradeceu a visita e elogiou a iniciativa dos alunos em cobrar das autoridades soluções para os problemas de seu bairro. “O que vocês estão falando agora é um assunto muito importante”, começou o prefeito. “A prefeitura está sempre tirando sujeira das ruas e das calçadas, por exemplo, mas as pessoas continuam jogando lixo no lugar errado, obra de adultos mal acostumados. Vocês aprenderam que não se joga coisas na rua e na calçada, e tenho certeza de que não farão isso quando forem adultos.”
Para exemplificar, Johnny Lehmann contou que certa vez, num determinado bairro, o pessoal da Secretaria de Infraestrutura retirou, em um mutirão, 250 caminhões de lixo e entulhos e que uma semana depois foram retirados outros 150. “Alunos da idade de vocês estão fazendo um trabalho bonito lá no San Fernando, tentando conscientizar os pais e os moradores a não jogarem lixo fora do lugar. Vejo que vocês estão fazendo algo parecido também no bairro da escola de vocês. Parabéns! E, na medida do possível, vou tratar de atender tudo o que vocês pediram.”
A visita ao gabinete terminou com cada um deles sendo fotografado na cadeira do prefeito, como que incumbidos da responsabilidade de cuidar da sua cidade.
Última modificação em 28/10/2014
Acesso à Informação