Ir para o conteudo Ir para o fim do conteudo
Avenida Presidente Bernardes, 809 - Bairro Centro CEP 86.600-067 - Rolândia - PR

Notícia

Prefeitura Municipal de Rolândia


‘CIDADE PRECISA DEFINIR ÁREAS INDUSTRIAIS’


O mais comum, segundo ele, é o Poder Público subsidiar a compra de terrenos, de maneira que o empreendedor pague 30% do valor, parcelados em até cinco anos, como ocorreu com a Brinquedos União. Ou a doação do terreno, com aprovação da Câmara, a exemplo do que foi feito para a instalação da Selmi.

Ernesto Nogueira diz que Rolândia precisa definir rapidamente as áreas industriais para que possa receber mais investimentos e, com isso, gerar renda e empregos.

“A iniciativa privada trabalha com agilidade. Quando os empresários vão escolher uma cidade para adquirir um terreno, eles precisam saber quais as opções que aquela cidade oferece em termos de zonas industriais; caso contrário, eles procuram outro município”, afirma o secretário. “Os empresários gostam de coisas rápidas, e nós não podemos perder tempo”, ele acrescenta.

Nogueira conta que já apresentou projetos ao Governo do Estado para implantação de parques industriais em Rolândia. È necessário, porém, que os vereadores definam as áreas para que a Secretaria Estadual de Indústria e Comércio possa liberar recursos que serão utilizados na construção da infraestrutura – asfalto, iluminação, galerias pluviais.

“O próprio secretário nos aconselhou a definir as áreas que vão receber indústrias”, revela Nogueira, lembrando que tramita na Câmara projeto de lei que transforma em zona industrial parte da área ao redor da PR-170 e que também o Contorno Sul pode, posteriormente, passar pelo mesmo processo.

A definição, diz ele, é importante para que o Executivo possa planejar o crescimento da cidade de maneira que não haja, agora ou no futuro, conflito entre áreas industriais e residenciais. “Planejamento é fundamental”, reforça.

Em termos de logística, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rolândia tem tudo a oferecer a potenciais investidores. “Temos m importante eixo de comunicação, rodoviário e ferroviário, com SP, MS, MT e o Sul do País, e uma topografia plana que ajuda, e muito, quem deseja instalar uma indústria, porque evita custos com terraplanagem e muro de arrimo, por exemplo.”

Outro ponto significativo, avalia Ernesto Nogueira, é a proximidade com Londrina, que possui prestação de serviços de alto nível em transporte, saúde e educação. “O empresário também preza muito pela confiança na administração pública. Não tenho dúvidas em dizer que, por todas essas vantagens, Rolândia é o futuro da região.”

 

 

 


  • Compartilhe:
  • Por: PMR

Última modificação em 29/05/2014