Ir para o conteudo Ir para o fim do conteudo
Avenida Presidente Bernardes, 809 - Bairro Centro CEP 86.600-067 - Rolândia - PR

Notícia

Prefeitura Municipal de Rolândia


ROLÂNDIA PARTICIPA, NO RIO, DE OFICINA PARA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NAS ESCOLAS


O encontro contou com representantes de 15 estados. Do Paraná, foram dois os municípios convidados: Curitiba e Rolândia. Entre os temas discutidos, estão “Alimentação e nutrição no currículo escolar – oportunidades e dificuldades e apresentação estratégia de promoção da alimentação saudável na escola”.

Também foi discutida a construção de uma matriz sobre o tema “Alimentação na Educação Infantil”, 1º a 5º ano e 6º a 9º ano, que possa subsidiar e orientar o trabalho nas escolas e CMEIs por meio de parcerias com as Unidades Básicas de Saúde (UBS); famílias, serviços de especialidades e com a própria comunidade local.

Participaram do encontro dois membros do Grupo de Trabalho Municipal (GTM) do PSE: a diretora pedagógica da Secretaria de Educação Silvia Unbehaun Püschel e a coordenadora de Saúde Bucal do município, Karla Giovana Bavaresco Ulinski.

Durante os comentários e trabalhos em grupo, os membros de Rolândia tiveram a oportunidade de abordar algumas experiências que já vêm acontecendo no município desde a adesão ao programa, em 2011.

Silvia Unbehaun destaca que é importante a escola falar de alimentação e nutrição, porque é uma questão de saúde. Alguns fatores influenciam diretamente o aprender, a concentração e disposição. “Criança mal alimentada pode estar desnutrida, uma criança com fome não consegue ter concentração; uma criança obesa pode ter dificuldades em relação a participar de atividades físicas, ou ainda sofrer discriminação e preconceito”, ela declara.

Karla Ulinski conta que algumas ações vêm acontecendo no município como a parceria da Saúde e Educação por meio do PSE; ações de promoção e prevenção em saúde, como o cardápio elaborado por duas nutricionistas e acompanhamento das instituições; os exames antropométricos e de acuidade visual das crianças envolvendo os professores, agentes de saúde e equipe de enfermagem, planejamentos com aulas a partir do tema, assim como receitas; e projetos específicos como “Horta na Escola”.

Na área de saúde bucal, são desenvolvidas ações periódicas como escovações supervisionadas, bochechos fluorados e avaliações bucais com o intuito de identificar as crianças com necessidade de tratamento odontológico e agendá-las, se necessário, para o atendimento clínico.

Para as participantes do município, há ainda vários desafios para se avançar na promoção de uma alimentação saudável de forma transversal, continuada e integrada ao currículo. Porém, há também muitas oportunidades do currículo para discussão da alimentação e nutrição na escola que envolvem o planejamento e organização de atividades que discutam a questão por meio da leitura de textos; filmes; pesquisas; entrevistas; passeios e visitas que são muito apreciadas pelas crianças, com uma maior participação.

A experimentação e a socialização de atividades práticas contribuem muito para o desenvolvimento da criança, não só em questão de aquisição de conhecimentos, mas de vivências que contribuem diretamente com seu desenvolvimento mental.

A escola é lugar de cultura elaborada e o espaço escolar deve ser um espaço de vivências do aluno que façam refletir sobre o assunto. Se uma alimentação saudável é um desafio, ela também é um tema de discussão e reflexão.

 

A diretora pedagógica da Secretaria de Educação Silvia Unbehaun Püschel , Maria Inez Mello Guimarães (coordenadora do Núcleo de Nutrição da UERJ) e a coordenadora de Saúde Bucal, Karla Ulinski.

 

 

 

 


  • Compartilhe:
  • Por: PMR

Última modificação em 28/05/2014