Ir para o conteudo Ir para o fim do conteudo
Avenida Presidente Bernardes, 809 - Bairro Centro CEP 86.600-067 - Rolândia - PR

Notícia

Prefeitura Municipal de Rolândia


FILME GRATUITO NO NANUK REFORÇA LUTA ANTIMANICOMIAL


Dirigido por Ron Howard (EUA), Uma Mente Brilhante mostra um conceituado matemático que, diagnosticado com esquizofrenia, encara uma batalha diária para distinguir o real do imaginário e, assim, poder voltar a ter uma vida normal.

O filme, de 2001, encerra uma semana de atividades internas para a conscientização sobre a luta antimanicomial – movimento iniciado em 1987 que prega o fim dos manicômios e um tratamento mais humano e individualizado para pacientes com distúrbios mentais.

Localizado na Avenida Presidente Bernardes, 494, o CAPS II de Rolândia atende 21 cidades da região e tem como objetivo desde o tratamento de pacientes com problemas mentais, do diagnóstico à reinserção social. Atualmente, o CAPS II, gerido pela 17ª Regional de Saúde, atende mais de dois mil prontuários.

Conforme o paciente é encaminhado para tratamento via Unidade Básica de Saúde (UBS) ou mesmo por demanda espontânea, o primeiro passo é avaliar o grau de tratamento que o paciente deve receber. Aqueles que precisam de psicoterapia e são considerados casos não tão graves passam a ser atendidos no Ambulatório do Centro de Especialidades, com encaminhamento do CAPS em Rolândia.

Todas as atividades desenvolvidas no CAPS devem ter finalidades terapêuticas, com atenção para a construção permanente de ambientes facilitados, estrutura acolhedora, abrangendo várias modalidades de tratamento: grupos terapêuticos, atendimentos individuais, oficinas, atividades físicas, lúdicas e artísticas, acompanhamento com medicação psiquiátrica e atividades interativas na comunidade, como o evento programado para o dia 24 no Nanuk.

O objetivo do CAPS é evitar internações, favorecer o exercício da cidadania e a inclusão social dos usuários e de seus familiares.

Além do coordenador, psicólogo Fábio Eduardo Figueira, o CAPS II de Rolândia conta com mais oito profissionais: a educadora física Márcia Massan, o psicólogo Guilherme Poianni, a psicóloga Patrícia de Souza, a educadora social Angélica Chiaratti, a terapeuta educacional Amélia Keiko Okuyama, a psiquiatra Amanda Minikowski, a auxiliar administrativa Eulaci da Silva Barison, a assistente social Isis Medina e a servidora Francisca Quitéria.

 

 
Grupo de pacientes participa de oficina de jornal no CAPS II de Rolândia.


  • Compartilhe:
  • Por: PMR

Última modificação em 12/05/2014