Prefeitura Municipal de Rolândia
Dirigido por Ron Howard (EUA), Uma Mente Brilhante mostra um conceituado matemático que, diagnosticado com esquizofrenia, encara uma batalha diária para distinguir o real do imaginário e, assim, poder voltar a ter uma vida normal.
O filme, de 2001, encerra uma semana de atividades internas para a conscientização sobre a luta antimanicomial – movimento iniciado em 1987 que prega o fim dos manicômios e um tratamento mais humano e individualizado para pacientes com distúrbios mentais.
Localizado na Avenida Presidente Bernardes, 494, o CAPS II de Rolândia atende 21 cidades da região e tem como objetivo desde o tratamento de pacientes com problemas mentais, do diagnóstico à reinserção social. Atualmente, o CAPS II, gerido pela 17ª Regional de Saúde, atende mais de dois mil prontuários.
Conforme o paciente é encaminhado para tratamento via Unidade Básica de Saúde (UBS) ou mesmo por demanda espontânea, o primeiro passo é avaliar o grau de tratamento que o paciente deve receber. Aqueles que precisam de psicoterapia e são considerados casos não tão graves passam a ser atendidos no Ambulatório do Centro de Especialidades, com encaminhamento do CAPS em Rolândia.
Todas as atividades desenvolvidas no CAPS devem ter finalidades terapêuticas, com atenção para a construção permanente de ambientes facilitados, estrutura acolhedora, abrangendo várias modalidades de tratamento: grupos terapêuticos, atendimentos individuais, oficinas, atividades físicas, lúdicas e artísticas, acompanhamento com medicação psiquiátrica e atividades interativas na comunidade, como o evento programado para o dia 24 no Nanuk.
O objetivo do CAPS é evitar internações, favorecer o exercício da cidadania e a inclusão social dos usuários e de seus familiares.
Além do coordenador, psicólogo Fábio Eduardo Figueira, o CAPS II de Rolândia conta com mais oito profissionais: a educadora física Márcia Massan, o psicólogo Guilherme Poianni, a psicóloga Patrícia de Souza, a educadora social Angélica Chiaratti, a terapeuta educacional Amélia Keiko Okuyama, a psiquiatra Amanda Minikowski, a auxiliar administrativa Eulaci da Silva Barison, a assistente social Isis Medina e a servidora Francisca Quitéria.
| Grupo de pacientes participa de oficina de jornal no CAPS II de Rolândia. |
Última modificação em 12/05/2014
Acesso à Informação