Prefeitura Municipal de Rolândia
Os competidores vão percorrer, por dez vezes, um circuito que passa pela área urbana e pelo contorno do Parque Industrial, em um total de 102 km. A chegada será no mesmo local da largada, onde os vencedores da última etapa e da classificação geral vão receber troféus.
Organizada pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) com supervisão da União Ciclística Internacional (UCI), a competição conta pontos para o ranking mundial, que definirá os atletas que disputarão as provas da modalidade na Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro. No total, cerca de 160 atletas vão percorrer 682 km em cinco etapas – Bela Vista do Paraíso, Londrina, Ibiporã, Arapongas e Rolândia – numa disputa de resistência e velocidade.
Quinze equipes nacionais e cinco estrangeiras (as seleções nacionais da Venezuela, Paraguai e Bolívia, além de duas equipes chilenas) participam da 8ª Volta Ciclística Internacional do Paraná, que tem como objetivo, também, estimular a prática da modalidade, segundo o presidente da CBC, José Luís Vasconcelos.
Na opinião do técnico da equipe de ciclismo do município, José Ricardo Moraes, Rolândia normalmente é escolhida para encerrar a Volta do Paraná – uma das melhores competições de estrada do Brasil – por conta do trabalho de base desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes, com apoio de empresas da cidade.
“Temos representatividade”, afirma ele. “Tanto que temos uma atleta na Seleção Brasileira Juvenil”, acrescenta Moraes, se referindo a Renata da Silva Lopes, de 17 anos. “Além disso, a equipe de Rolândia é bicampeã geral dos Jogos da Juventude do Paraná.”
Última modificação em 24/04/2014
Acesso à Informação