Ir para o conteudo Ir para o fim do conteudo
Avenida Presidente Bernardes, 809 - Bairro Centro CEP 86.600-067 - Rolândia - PR

Notícia

Prefeitura Municipal de Rolândia


POSTO DE COLETA DE LEITE MATERNO SOB NOVA COORDENAÇÃO


 

Desde que foi criado em março de 2012, com a missão de desenvolver ações de apoio à amamentação com atividades assistenciais e educativas de formação e aperfeiçoamento, visando o bem estar do binômio mãe/filho, a UNICOAMOR já atendeu dezenas de mães que se cadastraram e passaram a contribuir para salvar vidas nos hospitais credenciados da região.

Edna Midori O.F. Yokosawa é a nutricionista responsável pela unidade, que só no ano passado atendeu 97 mães no acesso à doação, além de outras 189 que tiveram acesso ao serviço, na busca de orientações e soluções para muitos dos problemas enfrentados pelas mães após o nascimento do bebê, como fissuras, dificuldade de amamentar, dentre outros.

Edna dá início aos trabalhos neste ano com planos de capacitar também as atendentes de outras unidades de saúde, bem como as profissionais do hospital São Rafael. Ela lembra que o leite materno é importante para todos os bebês, principalmente para aqueles que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe. Outra meta é a disseminação de informação com vistas a aumentar a quantidade de leite doado e mães atendidas.

Edna conta ainda que com o leite materno o bebê se desenvolve com saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegido de infecções, diarréias e alergias. “Toda mãe que amamenta é possível doadora de leite humano”, ressalta a nutricionista. Ela informa que a produção do leite depende do esvaziamento da mama e, quanto mais a mulher esvazia as mamas mais leite ela será capaz de produzir.

Na UNICOAMOR, que funciona de segunda à sexta, das 7 às 13 horas, no centro de especialidades de Rolândia (Rua Alzira Tiburski, 102) as mães são informadas de como retirar o leite das mamas. Uma operação bastante simples que envolve técnicas de higiene e acondicionamento adequado do leite ordenhado em frascos de vidros devidamente fervidos e higienizados. Edna lembra que as pessoas também podem doar frascos de vidro com tampa de plástico (do tipo maionese ou café solúvel) retirando o rótulo e o papel de dentro da tampa. Você que está amamentando doe leite materno. A vida agradece!


  • Compartilhe:
  • Por: PMR

Última modificação em 22/01/2014