ABERTAS INSCRIÇÕES PARA PROJETOS CULTURAIS EM ROLÂNDIA

ROTKAPENN-1A Secretaria de Cultura de Rolândia abriu prazo para inscrição de projetos culturais que serão contemplados com recursos do Fundo Municipal de Cultura em 2015. O prazo vai até o dia 4 de março. Dirigido a organizações não governamentais de interesse público, o Fundo Municipal de Cultura vai destinar um total de R$ 250 mil a projetos de relevância cultural a serem desenvolvidos em 12 meses, em áreas como artes cênicas e visuais, cinema e vídeo, literatura, música, entre outros.

Os interessados podem acessar o edital e mais informações pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , pelo site www.rolandia.pr.gov.br e pelo fone (43) 3255.8616.

Criado em 2011, através da lei 3.476, o Fundo Municipal de Cultura financia projetos desde 2012, quando foi destinado um total de R$ 200 mil – em 2013, o valor repassado foi o mesmo. Em média, são contemplados 12 projetos por ano, selecionados conforme a relevância cultural, o público alvo e a qualidade do orçamento apresentado.

“É uma maneira de democratizar o repasse de recursos públicos para atividades culturais que atendem a comunidade”, afirma a secretária de Cultura do município, Margarida Hellbrugge. “Rolândia e Londrina são as únicas cidades da região e das poucas do Paraná que possuem um Fundo de Cultura que funciona”, acrescenta o gestor cultural Rogério Carnascialli.

Segundo ele, Rolândia estruturou-se nesta área a partir de 2009, na primeira gestão do prefeito Johnny Lehmann, com a criação do Conselho Municipal de Cultural, da Lei de Incentivo e, finalmente, do Fundo. “Rolândia, por isso, está inscrita no Sistema Nacional de Cultural, o que significa estar em acordo com as políticas públicas do governo federal e apta a receber verbas da União”, diz Carnasciali.

Como exemplo, ele cita emenda parlamentar do deputado federal Alex Canziani (PTB), já empenhada, no valor de R$ 100 mil, para a compra de instrumentos musicais para o município.

ROTKAPENN-1
O grupo folclórico Rotkapenn foi um dos beneficiados pelo Fundo Municipal de Cultura em 2014