CIRCULAR EM ROLÂNDIA VAI A R$ 2,95 EM FEVEREIRO

Transporte coletivo1Em Rolândia, o reajuste anual da tarifa do transporte coletivo urbano será de 11,3% e valerá a partir do dia 26 de fevereiro. Assim, a tarifa do circular passará de R$ 2,65 – valor que vigora desde 26 de fevereiro do ano passado – para R$ 2,95. Segundo estudo elaborado pela prefeitura ao Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (Itedes) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), a chamada “tarifa técnica”, em Rolândia, devido à demanda de passageiros, deveria ser de R$ 5,36.

“O reajuste deste ano será menor do que o apontado pelo modelo tarifário”, afirma o procurador jurídico da prefeitura, Jeferson Matias. “Historicamente, a tarifa do ônibus, em Rolândia, sempre acompanhou o valor cobrado em Londrina”, ele acrescenta. “A administração decidiu por um valor menor do que a tarifa técnica apontada pelo estudo do Itedes em respeito aos usuários e em atenção ao Código de Defesa do Consumidor.” Em Londrina, a tarifa de R$ 2,95 vigora desde o primeiro dia do ano.

Desde meados do ano passado, com a saída da TCR, o transporte coletivo urbano em Rolândia está sendo executado em caráter emergencial. A licitação do novo modelo, proposto pelo Itedes, terá etapa importante no dia 23 de fevereiro, quando a prefeitura receberá as propostas e as documentações das empresas interessadas em prestar o serviço pelo contrato de um ano, renovável por mais quatro. O menor preço por tarifa e o menor preço por subsídio são os principais itens para se decidir a empresa vencedora.