CONFERÊNCIA REGIONAL MOSTRA POTENCIAL DE ROLÂNDIA

altA secretária de Assistência Social Fernanda Buranello, participou na última semana da Conferência Regional da Política Estadual da Assistência Social na UEL - Universidade Estadual de Londrina e trouxe importantes informações para Rolândia, dentre elas as conquistas do município ao longo dos últimos 4 anos.

No período de 1991 a 2010, todos os municípios da Regional Londrina melhoraram o IDH-M. Dezenove municípios passaram dos níveis Baixo e Médio para o nível Médio Superior de Desenvolvimento Humano, dentre eles Rolândia que passou de 0,531 em 1991 para 0,739 em 2010 ficando apenas atrás de Londrina. Já o município de Tamarana ficou no nível de Médio Desenvolvimento.

Dentre os 20 municípios que compõem o Escritório Regional de Londrina, Rolândia também é destaque nos serviços prestados na área social, tendo 3 CRAS e 1 CREAS, além de 2 unidades de acolhimento. Rolândia possui ainda na área de assistência Social Básica Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, Serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para idosos, Programas ou projetos de capacitação e inclusão produtiva e Programas ou projetos de inclusão digital.

Nos serviços de média complexidade Rolândia também é destaque, pois possui Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos - PAEFI/CREAS, Serviço especializado para pessoas em situação de rua, Serviço de proteção social a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e Serviço especializado em abordagem social. Já nos serviços de alta complexidade Rolândia se iguala a Londrina porque possui oferta de serviços de proteção social para crianças e adolescentes, idosos, pessoas em situação de rua e pessoas com deficiência.

Para a secretária Fernanda Buranello tratam-se de conquistas só possíveis diante da preocupação e atenção que o prefeito Johnny Lehmann dispensa para com o setor, onde só mesmo quem precisa sabe dar o devido valor.