NARGUILE É PREJUDICIAL À SAÚDE

alt

Hoje 29 de agosto comemora-se o dia Nacional de Combate ao Fumo, instituído pela Lei Federal n° 7488, tem por objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

Este ano de 2013 o Dia Nacional de Combate ao Fumo traz como tema: “Uso de Narguilé e a Iniciação ao Fumo”. Segundo a Organização Mundial da Saúde (2005), uma sessão de narguilé dura em média de 20 a 80 minutos, o que correspondeà exposição a todos os componentes tóxicos presentes na fumaça de 100 cigarros.

Após 45 minutos de sessão, o narguilé aumenta os batimentos cardíacos e a concentração de monóxido de carbono expirado.Ocorre também maior exposição a metais pesados, altamente tóxicos e de difícil eliminação, como o cádmio.Em longo prazo, seu consumo pode causar câncer de pulmão, boca e bexiga, aterosclerose e doença coronariana. Mas os riscos do uso do narguilé não estão somente relacionados ao tabaco, mas também a doenças infectocontagiosas: compartilhar o bocal entre os usuários pode resultar na transmissão de doenças comoherpes, hepatite C e tuberculose.

Dados da Pesquisa Especial sobre Tabagismo (PETab) - realizada em 2008 pelo IBGE em parceria com o INCA, - apontaram que o cachimbo de origem oriental tinha, na época, quase300 mil consumidores no país. Vale destacar que o narguilé tem uma característica peculiar: um único cachimbo pode ser usado por várias pessoas simultaneamente. Isso reforça o aspecto da socialização, algo muito atraente especialmente para os jovens.

Rolândia disponibiliza de grupos de tabagismo para população que deseja parar de fumar, os interessados devem procurar a Unidade Básica de Saúde de sua referencia e obter maiores informações.

Fonte:   http://www.inca.gov.br/wcm/dncf/2013/o-que-e-narguile.asp

Secretaria Municipal de Saúde de Rolândia – Coordenação do Tabagismo

LEILÂO ONLINE

Copyright © 2020 Prefeitura do Municipio de Rolandia. Todos os direitos reservados.