SECRETARIA DE SAÚDE INTENSIFICA CADASTRO DE PACIENTES NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

como-fazer-cadastranento-sus-1

A Diretoria de Atenção Primária da Secretaria Municipal Saúde de Rolândia informa que iniciou ações de intensificação de cadastro de usuários no Sistema Único de Saúde (SUS). Essa medida tem como objetivo atender a solicitação do Ministério da Saúde, que por meio da Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019, instituiu o Programa Previne Brasil, o qual estabelece um novo modelo de financiamento para a Atenção Primária à Saúde no âmbito do SUS.

De acordo com o Programa Previne Brasil, a partir de Janeiro de 2020, parte dos Recursos Federais destinados à Atenção Primária à Saúde dependerão do número de pessoas cadastradas nos serviços de saúde, sendo preconizado que cada equipe de Saúde da Família possua 4.000 pessoas cadastradas em sua área de abrangência.

A Diretoria de Atenção Primária à Saúde explica que atualmente o município de Rolândia possui uma população de 65.757 pessoas (IBGE), das quais 43.498 estão cadastradas no Sistema Único de Saúde.

A população utiliza os serviços do SUS em diferentes momentos, não somente com a procura direta às Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Pronto Atendimento (PA), mas também indiretamente nos serviços inspecionados pela Vigilância Sanitária, bem como nas ações do Programa Saúde na Escola (PSE), entre outros.

Portanto, ressalta-se a importância do cadastro dos munícipes de Rolândia no Sistema Único de Saúde, para que sejam programadas as ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e reabilitação nos diferentes pontos de atenção.

A Diretoria de Atenção Primária informa que o cadastro de pacientes será realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), durante as visitas domiciliares. Os pacientes também podem confirmar e atualizar seus cadastros procurando a UBS mais próxima de sua residência, tendo em mãos os seguintes documentos: Cartão SUS e documento com foto.

A partir de Janeiro de 2020 estão programados mutirões que serão realizados aos sábados, para o cadastro de pacientes, divulgados nos bairros e nas UBS previamente.

Atualmente, Rolândia conta com nove Unidades Básicas de Saúde e 15 Equipes de Saúde da Família (ESF), com uma cobertura de 78,7%. A Diretoria de Atenção Primária reforça que as UBS´s são a porta de entrada dos usuários no SUS e o cadastro é fundamental para a manutenção dos recursos e para a programação do cuidado com ações de qualidade à saúde da população.

A Secretaria Municipal de Saúde agradece a colaboração de todos os munícipes.

Pesquisa de conteúdo

IPTU e Tributos

iptu

Copyright © 2020 Prefeitura do Municipio de Rolandia. Todos os direitos reservados.