SECRETARIA DE SAÚDE OTIMIZA SERVIÇOS E AUMENTA ATENDIMENTOS NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE E NO PRONTO ATENDIMENTO (PA); NOVAS EMPRESAS CREDENCIADAS AMPLIAM A COBERTURA E HAVERÁ MÉDICOS ATENDENDO EM TODAS AS UBS´S DE ROLÂNDIA

saude-cidadania041

A Secretaria de Saúde informa os números de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Pronto Atendimento (PA), que vem crescendo, ampliando a cobertura populacional a cada mês, trazendo um serviço humanizado, melhorando a qualidade de vida da população e garantindo rapidez nos serviços agendados e no atendimento de emergência no PA.

No PA da Vila Oliveira:

ATENDIMENTOS DE JANEIRO A ABRIL

ANO - ATENDIMENTOS

2017 - 17.128

2018 - 22.115

2019 - 23.562

Logo, nos primeiros quatro meses deste ano, na comparação com o ano passado, foram aumentados os atendimentos em 1.447. E, se comparando a 2017, o aumento de pessoas atendidas foi em 6.434, o que corresponde a cerca de 10% da população da cidade.

Em maio deste ano, o PA promoveu 6.683 atendimentos e em junho 6.897 atendimentos, números bem superiores aos 4.822 em maio de 2017 ou 5.336 em junho de 2018, por exemplo.

Nas Unidades Básicas de Saúde, foram, somente em junho, 14.725 atendimentos em serviços, desde consultas agendas com médico ou dentista, passando por vacinação até visita domicilar.

A Secretaria de Saúde informa que foi feito um novo chamamento público e novas empresas credenciadas vão ofertar atendimento médico para ampliar a cobertura. O serviço foi iniciado agora em julho e os plantões já escalados. Todos as Unidades Básicas de Saúde estão com médicos credenciados. Os novos contratos ampliam a quantidade e garantem mais profissionais médicos atendendo na rede municipal de saúde de Rolândia.

Vale lembrar que o papel do Pronto Atendimento é para urgências e as Unidades Básicas de Saúde o de promover a saúde e a prevenção de doenças. A Secretaria de Saúde orienta a população a sempre procurar, em primeiro lugar, a UBS do bairro, para o primeiro atendimento.

As Unidades Básicas de Saúde ofertam, além das consultas agendadas e atendimentos no dia, grupos de combate a doenças como hipertensão, ansiedade e depressão, grupos da terceira idade, grupos para gestantes e cuidados com o recém-nascido, grupo de combate ao tabagismo, o trabalho “Saúde no Bairro”, dentre outros serviços.

IMG-20190710-WA0025