Ir para o conteudo Ir para o fim do conteudo
Avenida Presidente Bernardes, 809 - Bairro Centro CEP 86.600-067 - Rolândia - PR

Notícia

Prefeitura Municipal de Rolândia


EDUCAÇÃO RETOMA ATIVIDADES PARA SEGUNDO SEMESTRE


 

Além disso, para o prefeito Johnny Lehmann trata-se de “Educação” e ela forma o cidadão e o prepara para um futuro mais digno. Prova disto é que no ano passado, apesar da Constituição determinar que cada município empregue 25% de sua arrecadação na Educação, o município de Rolândia teve empregados no setor mais de 32%.

Ao todo são 730 funcionários divididos nas mais variadas funções, desde merendeiras, zeladoras, motoristas, professores, diretoras, técnicos, psicólogas, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogas, assistentes sociais e pedagogas. Toda esta equipe atua nas 12 escolas municipais, central de merenda, central de atendimento à comunidade, transporte escolar, três bibliotecas e em 07 Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil). Vale destacar que em breve mais dois Cmeis serão inaugurados, o do Jardim José Erdei e o do Jardim Nobre.

Na frota 26 veículos também estão á disposição da comunidade escolar, dentre eles 18 kombis, 2 ônibus e 4 micro-ônibus. Só computadores são cerca de 350 espalhados por escolas e departamentos. Dá para imaginar o que é manter toda esta estrutura?

Precatórios e licenças prêmios

Administrações passadas deixaram de conceder algumas férias e licenças prêmios a muitos funcionários municipais, que conseqüentemente resultaram em ações trabalhistas. Apesar de nem todos serem acordos amigáveis vários geraram pagamentos que estão sendo feitos agora. Hoje cerca de 130 servidores da educação estão de licença (direito adquirido e que não foi dado no passado por outros administradores) ocasionando pequenos transtornos aos munícipes, que espera-se sejam sanados em breve.

Ao fim da execução judicial o juiz, a pedido do funcionário emite um ofício ao prefeito para requerer o pagamento do débito. As requisições recebidas até 31 de julho de cada ano são autuadas como precatórios, atualizadas naquela data e incluídas na proposta orçamentária do(s) ano(s) seguinte(s).

Somente neste ano de 2013 foram pagos até 1º de julho R$ 1.078.732,82 (um milhão, setenta e oito mil, setecentos e trinta e dois reais e oitenta e dois centavos) em precatórios. Vale destacar que uma planilha foi elaborada afim de que os direitos dos funcionários, como licenças prêmios, sejam concedidas sem prejuízo ao atendimento aos alunos.

Durante este recesso escolar professores e funcionários tiveram encontros de formação. Os Cmeis retomam atividades no dia 24 de julho e nas escolas as atividades retornam no dia 29 deste mês.

   


  • Compartilhe:
  • Por: PMR

Última modificação em 23/07/2013