Prefeitura Municipal de Rolândia
Rolândia faz história na saúde pública, com o primeiro implante de contraceptivo Implanon NXT
A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Santiago vivenciou um momento histórico para a saúde pública de Rolândia: o primeiro implante do contraceptivo Implanon NXT (etonogestrel), tecnologia de longa duração que chega pela primeira vez ao município, concedida pelo Ministério da Saúde (SUS).
O novo método é considerado vantajoso em relação aos já existentes por sua longa duração — age no organismo por até três anos — e alta eficácia.
O procedimento piloto foi realizado pelo médico ginecologista Dr. Rodrigo Gervazoni Delanheze, e representa um avanço significativo no cuidado com a saúde da mulher e no acesso a tecnologias modernas pelo SUS.
A paciente Karina Silva de Moura, moradora do município, foi a beneficiária e autorizou a divulgação.
Esse marco reforça o compromisso de Rolândia com inovação, prevenção e qualidade na atenção básica à saúde.
A secretaria de Saúde informa que está elaborando um protocolo para a adoção e ampliação, em larga escala dessa prática, que busca prevenir gestações não planejadas.
Atualmente, o produto custa entre R$ 2 mil e R$ 4 mil. O implante atua no organismo sem necessidade de intervenções durante esse período.
Após esse tempo, deve ser retirado e, se houver interesse, um novo pode ser inserido imediatamente pelo próprio SUS. A fertilidade retorna rapidamente após a remoção.
Última modificação em 20/01/2026
Acesso à Informação