Prefeitura Municipal de Rolândia
CAPS DE ROLÂNDIA FORAM CONTEMPLADOS EM PROJETOS DA FIOCRUZ
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Atenção Especializada e da Gerência de Saúde Mental, anuncia com satisfação a aprovação de três Projetos de Supervisão Clínica Institucional na Rede de Atenção Psicossocial.
Foram aprovados projetos para supervisão no CAPS II, CAPS infantil e CAPS ad.
Com o objetivo de qualificar a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) em todo o país, a Fiocruz, por meio do Núcleo de Saúde Mental, álcool e outras drogas (NUSMAD) da Fiocruz Brasília, e o Departamento de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas da Secretaria de Atenção Especializada a Saúde do Ministério da Saúde, firmaram um acordo que estabelece ações voltadas a pesquisa e formação na área de atenção psicossocial, beneficiando trabalhadores, usuários e familiares dos serviços de saúde mental, um deles a supervisão institucional.
E nesta terça-feira (13/01/2026) começa a supervisão no CAPS II, das 11h às 14h, período em que as atividades de atendimento ao público ficam suspensas para a execução da atividade.
No CAPS Ad a programação de início será no dia 21/01/2026 no mesmo horário.
Resta a definição de início do CAPS infantil, que em breve será divulgada.
A Supervisão Institucional é um dispositivo amplamente reconhecido e aplicado nos CAPS, é considerada uma estratégia de fortalecimento, qualificação e difusão de práticas de cuidado democráticas pautadas nos princípios dos Direitos Humanos, da desinstitucionalização e do cuidado em liberdade.
Acontece por meio de acompanhamento sistemático organizado de forma semanal por um período de seis meses em que a equipe passa a ser assistida por um profissional externo, indicado no projeto, que receberá bolsa via Fiocruz/Ministério da Saúde para qualificação dos profissionais e atividades desenvolvidas por estes.
Fonte: DAE/Gerência de Saúde Mental
Última modificação em 12/01/2026
Acesso à Informação