Capela São Rafael é reconhecida como patrimônio histórico e cultural do Paraná
Capela São Rafael é reconhecida como patrimônio histórico e cultural do Paraná
Santuário em Rolândia preserva 88 anos de história da imigração alemã na região
A Capela São Rafael, localizada na Estrada São Rafael em Rolândia, foi reconhecida oficialmente como patrimônio histórico e cultural do Estado do Paraná.
O reconhecimento foi efetivado através da Lei nº 11.923/2025, sancionada pelo governador Ratinho Junior, a partir do projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Cobra Repórter.
Mais do que uma conquista administrativa, o reconhecimento representa a valorização de quase nove décadas de história que começou com os imigrantes alemães que se estabeleceram na região no século XX.
Raízes na imigração alemã
Verdadeiro símbolo da fé dos imigrantes alemães que se estabeleceram na região, a história da Capela São Rafael teve início em 1937, quando Nikolaus Steiner, pequeno proprietário de um sítio na região, idealizou a sua construção.
Coube ao engenheiro agrônomo Dr. Rudolf Theodor Gair projetar a construção do primeiro santuário em madeira em terreno generosamente doado. As obras foram concluídas no início da década de 1940, consolidando um importante marco religioso e social para a comunidade local.
A primeira criança a ser batizada na capela foi Michael Antônio Gair, filho do Dr. Rudolf Theodor Gair no dia 4 de janeiro de 1943, consolidando o papel da capela na vida espiritual da comunidade local.
Da madeira à alvenaria Com o passar dos anos, as intempéries começaram a deteriorar a estrutura de madeira.
Mais uma vez, o Dr. Rudolf Theodor Gair se prontificou a coordenar a nova iniciativa, elaborando um novo projeto para substituir a capela de madeira por uma estrutura em alvenaria.
A Capela São Rafael foi reaberta em 15 de julho de 1958, data que marcou o início de uma nova fase para o santuário.
Mobilização comunitária
A relevância histórica da capela mobilizou a comunidade rolandense ao longo dos anos.
O reconhecimento em 2025 representa um marco histórico fundamental para Rolândia, consolidando definitivamente seu valor como patrimônio cultural não apenas local, mas de todo o estado.
Mais que uma construção religiosa, a Capela São Rafael constitui um ícone da tradição, fé e identidade comunitária, e perpetua a rica herança da cultura germânica em todo o Estado do Paraná.
Tal reconhecimento assegura que as futuras gerações possam conhecer e valorizar esta importante página da história paranaense.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.