ROLÂNDIA CELEBRA OS 200 ANOS DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ
ROLÂNDIA CELEBRA OS 200 ANOS DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ
Nesta quarta-feira, dia 16 de outubro, o Centro Cultural Nanuk (Rua Arthur Thomas, 1,679, centro) foi palco de um evento que celebrou os 200 anos da imigração alemã ao Brasil – completados em 25 de julho deste ano.
A comemoração dos 200 anos da imigração alemã em Rolândia foi organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Coral Roland Singt, Grupo Folclórico Rotkappen, Volkstanzgruppe Weisser Schwan e Igreja Evangélica de Confissão Luterana.
Tiveram apresentações musicais e de dança, exposição de objetos, histórias e muita emoção!
Participaram do ato o prefeito Ailton Maistro, a primeira-dama Ana Maria Mungo Maistro, a secretária de Cultura e Turismo Flávia Galbero, o cônsul honorário da Alemanha para o norte do Paraná, Ricardo Neukirchnner, o deputado estadual Cobra Repórter, a pastora da Igreja Luterana, Ramona Weisheimer, Pedro Bernardy representando a Comunidade Alemã, além de representantes dos grupos que organizaram, líderes da Igreja Evangélica de Confissão Luterana, convidados e a comunidade germânica.
O Consul Geral Adjunto da Alemanha para o Brasil, Joseph Weiss, gravou um vídeo que foi exibido no evento, trazendo uma mensagem oficial da Alemanha para os rolandenses.
O povoamento de Rolândia teve início em 1932, com a chegada dos primeiros colonos alemães que haviam comprado terras na Gleba Roland, assim denominada em homenagem ao lendário guerreiro medieval Roland. Daí, vem o nome Rolândia!
Figura lendária, integrante das hostes do Imperador Carlos Magno, Roland foi um dos guerreiros da resistência germânica contra as tropas invasoras. Destacou-se por sua coragem nas batalhas pela defesa de territórios. Passou para a história germânica como símbolo das aspirações populares por liberdade e justiça.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa PolÃtica de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.