Água do Rio Tibagi vai abastecer Rolândia em 2025

Obra de R$ 12,9 milhões vai interligar a cidade ao sistema Londrina-Cambé
(Foto e texto - Sanepar)

O presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Wilson Bley Lipski, e o prefeito de Rolândia, Airton Maistro, assinaram nesta terça-feira (2) a ordem de serviço que autoriza o início da obra que vai levar água do Rio Tibagi para abastecer o município. Com recursos da ordem de R$ 12,951 milhões, a Sanepar vai implantar uma adutora que ligará o Centro de Reservação Esperança, em Cambé, ao Reservatório Central de Rolândia.

Com este projeto, o Sistema Produtor Tibagi, com captação em Londrina, passará a atender três municípios de forma integrada já em 2025.

"O Rio Tibagi é um manancial estratégico que vai nos ajudar a atender uma região populosa e próspera", afirma Bley. Ele diz que a Sanepar tem recursos volumosos tanto para ampliar os serviços de água quanto de esgoto em todo o Estado.

"Estamos empenhados em antecipar o marco regulatório no que tange especialmente à universalização da coleta e tratamento do esgoto, mas temos garantido também recursos para dispor de água suficiente para promover o crescimento de cada município", destaca.

"Quando se aprimora a infraestrutura, vem empresário de fora para investir. Isso é benefício para a gente de Rolândia, gerando emprego e renda e, por consequência, o crescimento da cidade", afirma o prefeito, que fez um balanço dos investimentos do Governo do Estado ao lado do governador em exercício Darci Piana neste dia 2.
Maistro comemora os mais de R$ 43,4 milhões aplicados em água e esgoto no município desde 2021.

A obra que vai levar água do Rio Tibagi para Rolândia deve ser concluída até o fim de 2025. Ela consiste na implantação de cerca de 13 quilômetros de tubulação de grande diâmetro, com um trecho de travessia sob a rodovia BR 369, além de uma estação elevatória. Para viabilizar este projeto, a Sanepar já está ampliando a capacidade de transporte da água do centro de Londrina até Cambé.

EM ROLÂNDIA – As obras da Sanepar em andamento em Rolândia somam R$ 16 milhões em água e R$ 14 milhões em esgoto. Para garantir o abastecimento especialmente na região dos jardins Santiago e Nobre, estão sendo integrados quatro novos reservatórios ao sistema. Juntos eles somam 2.500 metros cúbicos de capacidade e representam um incremento de 60% na capacidade instalada.

As obras para universalizar o acesso ao esgotamento sanitário também não param. Após a conclusão da ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ribeirão Vermelho, em 2022, a Sanepar está investindo na ETE Cervim e na desativação da ETE Cafezal, que passará a funcionar apenas como elevatória. Esta obra viabiliza a construção de um novo hospital regional no contorno Sul.

Última modificação em 04/07/2024