RÉPLICA DO O HOTEL ROLÂNDIA ESTÁ ABERTA PARA VISITAÇÕES

O prefeito Ailton Maistro, a primeira-dama Ana Maria Maistro, os secretários municipais de Cultura e Turismo Flávia Galbero e todo secretariado municipal; o deputado estadual Cobra Repórter; os vereadores Reginaldo Silva (presidente da Câmara), Rodrigão, Cristina Pieretti (líder do prefeito e procuradora da mulher na Câmara), Sandro Leonardi, Ratolino, Isaac Altino, Guilherme Spanguemberg e Vilma Boy, a presidente do conselho de turismo, simone wegner, e demais conselheiros do turismo participaram neste sábado (29/06) da Inauguração da Réplica do Hotel Rolândia, sendo uma importante obra para a preservação da memória e patrimônio histórico do município.

Durante a inauguração, algumas apresentações culturais foram realizadas, como a fanfarra do Colégio Estadual Presidente Kennedy (projeto de parceria com a ACREBI), a orquestra filarmônica da ACREBI (que executou o hino nacional do Brasil), grupo de capoeira ORKEOMAY e o grupo folclórico alemão ROTKAPPEN.

Sobre a inauguração da réplica, o prefeito Ailton Maistro destaca a importância de se preservar a história da cidade que passa obrigatoriamente pelo Hotel Rolândia.

Na oportunidade, o pastor Vanderlei Fischer, da igreja quadrangular, que foi ferroviário na cidade de Rolândia e a pastora Ramona Weisheimer, da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Rolândia (que comemora, neste ano, o bicentenário da chegada dos imigrantes alemães, e dos luteranos, ao Brasil, imigrantes estes que muito contribuíram para a construção e desenvolvimento deste município) deram a benção ao novo espaço.

História

No dia 29 de Junho de 1934, era iniciada a primeira construção no perímetro urbano de Rolândia, o Hotel Rolândia. Seu idealizador e primeiro proprietário foi o russo Eugênio Victor Slariónoff. O hotel foi construído para hospedar compradores de terra, comerciantes e viajantes. Serviu de hospedagem para artistas como a atriz e humorista Dercy Gonçalves, a cantora Maysa e a dupla Tonico e Tinoco, além de ter sido palco de bailes e eventos.

No ano de 2010, o terreno onde estava construído o hotel foi vendido, sendo o imóvel demolido no dia 11 de março de 2011, mesma data em que a prefeitura adquiriu cerca de 330 m² de madeira do prédio, para realizar a reconstrução próximo à antiga estação ferroviária. Apenas no ano de 2014 foi iniciada a obra, que sofreu ao longo dos anos com diversos contratempos, sendo paralisada pelas chuvas de 2016, sofrendo vandalismos e furtos. No ano 2019, o município recebeu uma Emenda parlamentar do então deputado federal Evandro Roman, através da solicitação realizada pelos ex-vereadores Edileine Griggio e João Gaúcho, sendo retomada a obra no início de 2021 (atual gestão) e entregue hoje à comunidade de Rolândia.

Após a cerimônia de inauguração, os convidados puderam conhecer o novo espaço que ficará aberto para visitações por meio de agendamento.

Dentro do no hotel, os visitantes podem conferir muitas exposições dentre elas uma foto de 1950, onde Irma Born Scmidt (filha) eEdna Schmidt Martins (neta), doaram a foto do pioneiro Alberto Born frente o antigo Hotel Rolândia, além de obras do pintor realista rolandense Kelvin Martins, que mora no Vale Verde que fez uma pintura no evento, de uma foto do verdadeiro hotel.

As visitas podem ser feitas de segunda a sexta, das 8h às 16h. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (43) 3255-5516

Última modificação em 01/07/2024