Incêndio ambiental registrado perto do limite municipal entre Rolândia e Jaguapitã causou enorme destruição

No fim da tarde desta quinta-feira, dia 27 de junho, a Defesa Civil Municipal, a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e o Corpo de Bombeiros de Rolândia foram acionados pela Brigada de Incêndio e Defesa Civil de Jaguapitã, pois um grande incêndio ambiental, em Rolândia, perto do limite entre os municípios, estava se alastrando.
O trabalho foi árduo e movimentou toda uma estrutura de caminhões pipa de Rolândia, Jaguapitã e Lupionópolis, além de veículos dessa natureza da Usina de Jagupitã e uma carreta com 30 mil litros de água que abastecia os pipas no combate.

Mesmo assim, o fogo se alastrou para Jaguapitã. No município vizinho, os servidores daquela cidade usando a patrola daquela Prefeitura e, com a ajuda de tratores de agricultores do entorno, que dispõem de grades, ajudaram no combate as chamas e fizeram o aceiro.

Segundo estimativa do servidor municipal e coordenador da Defesa Civil de Rolândia, Miguel Consani Nogueira, o rescaldo é triste e cerca de oito alqueires de vegetação foram queimados.
Para ele, "os danos são incalculáveis, visto que foram queimadas plantações, vegetação, pasto e árvores", lamentou.

Presentes na ação: Defesa Civil de Rolândia (Miguel C. Nogueira, Bruno Santos e Marlon Gomes); Defesa Civil de Jaguapitã (Antônio e equipe, além dos bombeiros civis da cidade); Defesa Civil de Lupionópolis e os bombeiros de Rolândia soldados Lázari e Fidelix.

Última modificação em 28/06/2024