TÍTULO DE CIDADÃO EMÉRITO É ENTREGUE AO COMUNICADOR MIRÃO

O prefeito Ailton Maistro, a primeira-dama Ana Maria Mungo Maistro, o procurador Geral, Wilson Socio Júnior e o secretário de Planejamento, Zeca Salgueiro prestigiaram na noite desta quarta-feira (26), a sessão solene de entrega do Título de Cidadão Emérito ao senhor Valdemiro Anesi (Mirão). A iniciativa de homenagem foi do vereador e presidente Reginaldo Silva.

A sessão solene foi conduzida pelo presidente Reginaldo Silva e contou com a presença dos vereadores (as) a procuradora da Mulher e líder do prefeito na Câmara, Cristina Pieretti, Prof.ª Janaina Beneli, Sandro Leonardi e Rodrigão, convidados, amigos e familiares do homenageado.

Também compuseram a mesa de honra o prefeito Ailton Maistro, o o procurador Geral, Wilson Socio Júnior e o homenageado Valdemiro Anesi (Mirão).

Valdemiro Anesi, rolandenese nascido na Água do Canário, Km 6 de Rolândia. Casado com Lúcia Faion Anesi, o casal tem 03 filhos e 04 netos. Mirão, como é popularmente conhecido, começou a trabalhar muito cedo, desde muito jovem ajudava seu pai no sítio de sua família. Depois, vindo morar na zona urbana trabalhou como pintor industrial na antiga Caliver do Brasil. Foi vendedor, fazia a praça de Rolândia e região.

Em meados dos anos 90 tornou-se empreendedor abrindo sua própria loja de móveis e máquinas para escritório, a Miromaq, do qual foi diretor por 25 anos, iniciando também nesta época o trabalho de locução de shows, rodeios e leilões.

Fez o Programa Clube da Viola, aos domingos, na Rádio Cultura de Rolândia por 13 anos, onde incentivava os talentos de nossa cidade e região. Como locutor, realizou e ainda realiza obras pela cidade: Na década de 80, foi presidente da Igreja da Vila Oliveira, onde juntamente com o saudoso Padre Ângelo ajudou a construir aquela atual igreja, promovendo festas e bailes.

Na comunidade do Novo Horizonte, quando ali nem havia a igreja, já fazia rodeios nas terras dos Irmãos Grego para angariar fundos para construir a primeira igrejinha de madeira daquela comunidade. Com o tempo passando, animou muitas festas e quermesses, além de bingos para ajudar aquela paróquia que hoje conta com uma igreja moderna.

Na matriz São José iniciou os primeiros leilões de gado juntamente com o saudoso monsenhor José Ágius. O primeiro deles foi realizado em cima de um caminhão em frente à Matriz, depois os leilões foram realizados na Fazenda Tília, no Espaço Village e agora novamente voltando ao pátio da Igreja através da Agrofest São José.

A igreja da Ressurreição também foi construída através de doações da comunidade através de leilão de gado. Em um único leilão, na época, ganharam todos os itens da construção da referida igreja, o que deixou o Monsenhor José muito satisfeito. Na comunidade Santa Rita de Cássia também animou shows e diversas festas a fim de contribuir também com o início daquela comunidade.

Além das paróquias, Mirão já contribuiu com diversas escolas públicas e privadas, com a APAE, creches sempre animando os shows musicais, festas e bingos promovidos por estas entidades, sempre de forma gratuita.

Atualmente, anima de diversas cavalgadas com o fim de colaborar na arrecadação de meios para pessoas menos favorecidas em seus tratamentos de saúde, cirurgias, colocação de próteses. Pessoa de extrema humildade, mas muito dinâmico e atento aos problemas de nossa sociedade, fez e faz sua parte doando sua alegria, seu talento, sua voz para animar e ajudar Rolândia!

Todos os vereadores presentes fizeram uso da palavra e parabenizaram Mirão pelo que fez em favor de Rolândia, principalmente na Câmara de Vereadores onde ocupou o cargo em duas gestões, de 1996 a 1999 (onde foi o vereador mais votado) e na legislatura de 2001 a 2004.

Durante sua fala o prefeito Ailton Maistro destacou a contribuição de Mirão no desenvolvimento da cidade, tanto na economia já que Mirão atuou no comércio da cidade, locutor de rodeio levando o nome de Rolândia para várias regiões do Paraná e também na vida pública como vereador, sempre atuando em favor dos menos favorecidos na área social.

Última modificação em 27/06/2024