MAIS DE 300 ESTRANGEIROS SÃO INSERIDOS NO MERCADO DE TRABALHO EM ROLÂNDIA POR MEIO DO SINE

O número de trabalhadores estrangeiros com emprego vem aumentando no Paraná e vem chamando atenção do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e a cidade de Rolândia vêm contribuindo para os números gerais.

Nos primeiros cinco meses de 2024 (segundo dados da Agência do Trabalhador/Sine Rolândia, da secretaria de Desenvolvimento Econômico), Rolândia colocou no mercado de trabalho, com carteira assinada, 314 estrangeiros. Trabalhadores dos seguintes países: Venezuela (268), Haiti (27), Cuba (8), Marrocos (2), Colômbia (2), Tunísia (2), Argentina (1), Bangladesh (1), Senegal (1), Angola (1) e Serra Leoa (1).

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Wilson Sócio Junior, "estes números são importantes e mostram a capacidade de geração de empregos que Rolândia possui. Além disso, torna um atrativo para essas pessoas que buscam uma oportunidade de recomeçar suas vidas fora de seus países".

De acordo com o prefeito Ailton Maistro, "além do aspecto econômico, outro fator que contribui com o alto fluxo de imigrantes para a cidade são as políticas públicas desenvolvidas pelo município".

Na avaliação do prefeito, "uma cidade estruturada com serviços essenciais com qualidade e oportunidades de empregos, se torna um referencial para esses estrangeiros".

Última modificação em 17/06/2024