CMEI RITA TEODORO DE JESUS PROMOVE EXPOSIÇÃO INTERATIVA NO "DIA MUNDIAL DO BRINCAR"

No dia 28 de maio é comemorado, em mais de 40 países, o Dia Mundial do Brincar. Compreendendo o eixo estruturante da educação infantil "Interações e Brincadeiras", o Cmei Rita Teodoro de Jesus, no distrito do Bartira, fez uma singela exposição de brincadeiras que promovem diversão, interação e aprendizados de geração em geração.
Uma curiosidade é que a maior parte das brincadeiras expostas foram citadas nas entrevistas feitas com as famílias durante o projeto que vem sendo desenvolvido pela turma dos Desbravadores (Infantil IV), como sendo as brincadeiras preferidas da infância dos pais e responsáveis.

O resultado foi muita alegria e sorrisos no rosto para esquentar essa manhã fria!

O trecho do livro "O direito de brincar: guia prático para criar oportunidades lúdicas e efetivar o direito de brincar" retrata bem o momento vivenciado:

"No Dia Mundial do Brincar (e em todos os dias), devemos nos certificar de que:
• Permitiremos que o brincar aconteça e daremos às crianças tempo para a brincadeira;
• Forneceremos espaços seguros que levem em conta as necessidades de brincar das crianças;
• Teremos tempo para brincar com uma criança ou um grupo de crianças;
• Ensinaremos às crianças uma brincadeira da nossa infância, assegurando‐nos que este jogo seja passado para a próxima geração;
• Convidaremos alguém de uma geração a nossa frente para brincar com as crianças, e;
• Encorajaremos a família toda a passar um tempo brincando juntos."
"O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos: brincar, praticar esportes e divertir-se."
Parágrafo IV do Artigo 16 do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA.

• Por:

Última modificação em 28/05/2024