ROLÂNDIA ADOTA MAIS UMA FERRAMENTA NO COMBATE A DENGUE: AS OVITRAMPAS

A secretaria de Saúde informa que, para vencer a guerra contra a dengue, mais uma arma está sendo utilizada.

Desde a segunda semana de março, a cidade passa a contar com cerca de140 ovitrampas, instaladas em diversos pontos da cidade, que servem para capturar os ovos do mosquito Aedes aegypti.

Essas ovitrampas simulam um ambiente favorável para a procriação do Aedes aegypti: um vaso preto é preenchido com água, que fica parada, atraindo o mosquito. Nele, são inseridas uma palheta de madeira (Eucatex) que facilita para a fêmea do Aedes colocar os ovos. A cada quatro dias essa palheta é substituída e a água é trocada.

Dessa forma, os agentes de endemias conseguem visualizar, de maneira mais eficiente, a quantidade de mosquitos naquela região e ampliam as ações de combate ao mosquito, sem que o inseto se reproduza. É um importante elemento de monitoramento.

Pela quantidade de ovos, ou ausência deles, a secretaria de Saúde identifica se há fêmeas com foco no raio de nove quarteirões da ovitrampa, gerando gráficos e mapas para aplicação das medidas de controle.

Neste final de semana, as ovitrampas serão recolhidas e será produzido um estudo sobre a eficácia dessa estratégia, aliada ao fumacê.

De julho do ano passado até 08/04, Rolândia registrou 2.216 casos confirmados de dengue.

Última modificação em 09/04/2024