Dezembro Vermelho na UBS Santiago promove testes de HIV, sífilis, hepatite B e C em parceria com a Vigilância Epidemiológica Municipal

Em um esforço conjunto para promover a conscientização sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e reforçar a importância da prevenção, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Santiago realizou uma ação especial no dia 20 de dezembro de 2023, como parte das atividades do Dezembro Vermelho. A iniciativa contou com a parceria da Vigilância Epidemiológica Municipal, visando oferecer à comunidade a oportunidade de realizar testes para HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C.
Ao longo do dia, foram realizados 16 testes para cada uma dessas doenças, proporcionando aos participantes acesso rápido e confidencial a resultados essenciais para a promoção da saúde. A ação buscou incentivar a prevenção, o diagnóstico precoce e, quando necessário, o encaminhamento para tratamento adequado.
A enfermeira Mary Ariane, responsável pela UBS Santiago, destacou a importância dessa iniciativa para a comunidade local. "Estamos comprometidos em oferecer serviços de saúde abrangentes, e a realização desses testes é uma maneira eficaz de combater a disseminação dessas doenças. O Dezembro Vermelho é um momento oportuno para conscientizar as pessoas sobre a importância do autocuidado e da responsabilidade em relação à saúde sexual."
A parceria entre a UBS Santiago e a Vigilância Epidemiológica Municipal reforça a cooperação entre os setores de saúde, buscando atingir um maior número de pessoas e promover a conscientização sobre a prevenção de doenças transmissíveis.
O evento também ofereceu materiais informativos sobre prevenção, tratamento e orientações sobre cuidados com a saúde sexual, reforçando a importância do uso de preservativos e da realização periódica de testes.
Para mais informações entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica Municipal pelo telefone 3906-1126.

Última modificação em 21/12/2023