APAE COMEMORA 40 ANOS E HOMENAGEIA COMUNIDADE E A PREFEITURA

Todos os ex-presidentes da associação foram lembrados, entre eles Waldemar Gonçalves (1971), Hans Helmut Behrend (1972-89), Lauro de Paula Pacheco (1989-95 e 1997-99), Otacílio Campiolo (1995-97) e a atual Neiva Puzzi Moser (1999).
Bastante emocionada, Neiva abriu o cerimonial com um histórico da instituição, fundada em 1971 pelo Rotary Clube de Rolândia em uma sala pré-fabricada, cedida pelo Interventor Horácio Cabral.
Após seu primeiro ano de trabalho, a escola passou a se chamar Instituto de Orientação e Reabilitação da Criança Excepcional (IORCE), tendo como diretoras Francisca Araújo (1970-76), Vera Souza (1977-90 e 1997-2001), Maria Harfuch(1991-94), Maria José Ribeiro (1995-96), Juracides Berbel (2002-05) e Maria Olívia de Paula 2006-11).
Professoras voluntárias como Edeutraud Gonçalves, Susanne Behrend, Vera Lúcia Bernardino e Darci Gotib ajudaram com que a Associação, inicialmente com 12 crianças matriculadas, crescesse e prestasse atendimento a mais de mil alunos nas quatro décadas.
Antigos profissionais, colaboradores e idealistas prestigiaram o jantar, entre eles a Sra. Celita Villanueva, primeira assistente social e uma das fundadoras da APAE, que veio especialmente de Foz do Iguaçu para a comemoração. Dr. André Moreira, Dra. Maria de Lourdes Nascimento (representando sua irmã Marli, in memorian), o Sr. Antonio Ligmanovski e o Dr. Deobaldo de Oliveira, entre uma dezena de outros colaboradores, também receberam troféus. O aluno mais antigo da instituição, Benetasso, foi um dos destaques nas homenagens.
O Prefeito Johnny Lehmann recebeu o troféu das mãos da Presidente Neiva: “A Prefeitura sempre foi nossa parceira. Esse troféu vai pelos esforços do município na ânsia de nos ajudar”. Além de homenageado, o Prefeito também prestou homenagens funcionários, colaboradores, voluntários e alunos da APAE: “A APAE nos enche de orgulho e reconhecer o grande trabalho desta instituição é dever da Prefeitura e de todo o município”, declarou Johnny.
O aluno e autodefensor da APAE, Antonio Marcelino dos Santos, gostou das homenagens: “A gente gosta muito de festa, de felicidade e da APAE”, comemorou o aluno, que, na companhia de outros colegas, realizaram shows de dança e canto no evento.

Última modificação em 13/06/2011