GERENTE DA CAIXA ESCLARECE DÚVIDAS SOBRE O “MINHA CASA, MINHA VIDA”

Quando a Prefeitura de Rolândia abriu o cadastramento para o FAR, recebeu a inscrição de duas mil e 500 famílias. Contudo, conforme as regras estabelecidas pelo Governo Federal – e não pela Prefeitura –, todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes têm direito a 20% do total de casas viabilizadas. Como o plano no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1) Rolândia adquiriu 198. Deste total, 48 já foram entregues à população (Jardim Europa), 116 estão em fase final (Distrito de São Martinho) e 34 aguardam a liberação (Distrito de Bartira).

"Devido a demanda da cidade este é um número pequeno, que não atende a todos os rolandenses. O esperado pela Prefeitura eram 550 casas. Mas tenho certeza que o prefeito vai buscar as parcerias necessária para atender toda a população", diz Sady.

Por esta razão é importante que mesmo as famílias que não foram contempladas com uma casa continuem regularizando sua situação cadastral. Caso surjam novas vagas, os nomes continuarão em fila de espera.

Em tom otimista, o Prefeito Johnny Lehmann afirmou que sabe que a população sonha com a casa própria e que por isto não irá desistir. "Agora, no PAC 2, esperamos aumentar esse número de habitações. Não deixaremos de lutar para que isto ocorra", explica o Prefeito.

O gerente da Caixa ainda informa que FAR é um programa de arrendamento de moradias, destinado a famílias carentes, com renda mensal de até três salários mínimos. Não há necessidade de avaliação de crédito. Basta a inscrição.

Ele observa: "Há muita confusão entre o FAR e os demais programas de financiamento da Caixa. O FAR é um programa de arrendamento, destinado à população carente. Mas há programas de financiamento, com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que chegam a liberar até 130 mil reais. Mas o financiamento é outro caso".

Outra questão esclarecida pelo gerente é a impossibilidade de venda ou de aluguel das casas liberadas pelo FAR. Sady pontua que se tais práticas forem comprovadas, os donos podem até perder suas casas.

A Prefeitura recebeu, nesta terça-feira, denúncia de moradores de que casas estariam sendo colocadas à venda. O Prefeito, que recebeu o morador em seu gabinete, advertiu que se for confirmado o ato abusivo de venda ou aluguel das habitações do FAR, o Ministério Público poderá tirar as casas dos contemplados. "Só temos a agradecer aos rolandenses que estão nos ajudando a monitorar esse problema. A população é nossa maior aliada", finalizou o prefeito.

Para mais informações sobre o FAR, visite:

Última modificação em 30/03/2011