ROLANDENSES DEVEM SE VACINAR CONTRA HEPATITE "B" E FEBRE AMARELA

Os sintomas são dores nas articulações, náuseas, mal-estar, dor de cabeça, cansaço, dor na região do fígado, febre e corpo amarelado.

A secretaria da Saúde já disponibilizou a vacina em todas Unidades Básicas de Saúde da cidade. Para se proteger da doença é necessário tomar as três doses da vacina. Quem tomou apenas uma dose ou duas, não está protegido.

A segunda dose é aplicada depois de 1 mês da aplicação da primeira. Já a terceira dose será disponibilizada após seis meses da aplicação da primeira dose.

As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas. É necessário levar a carteira de vacinação. Em Rolândia, a meta é vacinar 39.240 pessoas de 0 a 30 anos contra a hepatite B.

FEBRE AMARELA - Diferente da vacina contra a Hepatite B, a de Febre Amarela é apenas 1 dose com reforço a cada 10 anos. Ela está indicada a partir de 9 meses de idade e não tem limite de idade. De 10 em 10 anos tem que se fazer o reforço da vacina.

Quem não tomou a vacina nos últimos 10 anos também deve procurar uma Unidade de Saúde da cidade e se vacinar. Em Rolândia, a meta é que 32.891 pessoas se vacinem contra a Febre Amarela.

Última modificação em 17/02/2011