SAÚDE RECOLHE CARAMUJOS NO JARDIM CAVIÚNA

O objetivo foi o controle do molusco naquela localidade. No total, participaram da ação emergencial 7 agentes de controle de endemias da secretaria. Esta época do ano é propícia para proliferação do molusco, devido aos níveis elevados de precipitação tornando o ambiente próprio ao seu desenvolvimento.

O controle desse caramujo restringe-se, basicamente, à catação manual periódica dos moluscos e dos ovos (proteção das mãos com uso de luvas ou sacos plásticos) e posterior eliminação esmagando e enterrando estes animais, acrescentando uma colher de cal virgem para evitar a contaminação do solo. O ato também pode ser realizado pelos moradores sem contra indicações.

"É de grande valia a participação da população no controle deste animal. Não existe motivo para preocupações. Não existem relatos de transmissão de doenças no Território Nacional ou outro agravo à saúde causado pelo caracol", afirmou o gerente da Vigilância Sanitária da cidade Rafael Dias.

Última modificação em 17/02/2011