SAÚDE DE ROLÂNDIA REALIZA PROJETO DE PREVENÇÃO COM OS JOVENS

Por enquanto, a ação educativa acontece de forma piloto na Escola Estadual Padre José Herions, Jardim Novo Horizonte de Rolândia. A iniciativa trabalha com alunos da 8ª série do Ensino Fundamental. Ao todo foram sete (07) encontros.

Segundo a secretaria de Saúde Tânia Aroceno o projeto visa que os adolescentes exercitem o tema: Evitando a Gravidez Inoportuna na Adolescência. "A filosofia não é trabalhar a abstinência. O objetivo é dar um embasamento para que, se eles resolverem transar, saibam como se prevenir para não engravidar e nem pegar uma Doença Sexualmente Transmissível", explicou a secretária.

Dentro das atividades do Projeto Adolescente sobre sexualidade, foi realizada nesta segunda (4) e terça-feira (5), a distribuição de pintainhos para os alunos da Escola. Os adolescentes devem cuidar da ave por um período de 15 a 20 dias.

OPINIÕES –Ao receber o pintainho, os adolescentes comentaram sobre como o compromisso de cuidar da ave.

Após alguns minutos, Gabriela Liba Pereira, de 14 anos, já afirmou que irá pensar muito antes de querer ter um filho. "É uma grande responsabilidade. Vou alimentá-lo com ração, água e se chorar vou estar por perto", se comprometeu a jovem.

Daniela Aparecida Fereira Rubio, de 14 anos afirmou que irá cuidar com muito amor e carinho do pintainho.

Para Daniel Felipe, adolescente de 14 anos, cada aluno responderá pela vida das aves. "Temos que mostrar que somos capazes de cuidar quando estamos preparados e em condições adversas", declarou Daniel.

Já Ariane Delfiol de Lima, também de 14 anos declarou que achou importante iniciativa da secretaria de Saúde. "É uma maneira de acompanhar como nós alunos nos comportamos diante de uma situação diferente. Acredito que isto será uma lição para toda a nossa vida", disse a aluna.

PRESENÇAS -Além da secretária Tânia Aroceno e de toda a equipe do NASF, da equipe da estratégia da Família da UBS do Parigot de Souza, a entrega contou com a presença do secretário de Governo da Prefeitura João Carlos Rodrigues Gomes que representou o prefeito de Rolândia no evento.

Última modificação em 06/10/2010