NASF FAZ CAMPANHA CONTRA O TABAGISMO EM ROLÂNDIA

Os profissionais do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) estão conscientizando a população contra o tabaco. Eles realizam ações nas Academias da Terceira Idade (ATIs) entregando aos usuários panfletos sobre a Lei Paraná Livre da Fumaça do Tabaco, além de mensagens informativas sobre os males do cigarro.

O prefeito de Rolândia que também vestiu a camisa contra o fumo ressaltou que cada vez mais as pessoas deixam de fumar e assim cuidam da própria saúde e respeitam o próximo. "O tabaco é um vício e uma droga. Os fumantes precisam ter consciência que podem enfrentar sérios problemas com o consumo de cigarro. Muitas pessoas usam o fumo como uma bengala emocional, mas o ideal é procurar ajuda no sistema de saúde", explicou o prefeito.

CONSCIENTIZAÇÃO -Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam. O total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu a cifra de 4,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia.

No Brasil, estima-se que cerca de 200 mil mortes por ano são decorrentes do tabagismo. A proporção de fumantes no país é de 23,9% da população. Cerca de 90% dos fumantes tornam-se dependentes da nicotina entre os 5 e os 19 anos de idade. Há 2,8 milhões de fumantes nessa faixa etária, mas a maior concentração de fumantes está na faixa etária de 20 a 49 anos.

SERVIÇO -Para mais esclarecimentos procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) Central pelo telefone (43) 3906-1137, a UBS - Vila Oliveira telefone (43) 3906-1013 ou o Centro de Apoio Psicossocial (CAPS AD) pelo (43) 3256-6248. Os grupos de apoio acontecem às segundas-feiras, às 14 horas, no CAPS AD, as terças às 8 horas na UBS Central, as quintas-feiras às 14 horas na UBS da Vila Oliveira.

Última modificação em 31/08/2010