ATUAL ADMINISTRAÇÃO DE ROLÂNDIA NÃO TEM CONTRATOS COM O CIAP

A atual gestão se coloca a inteira disposição da Polícia Federal, Controladoria Geral da União, Ministério Público Federal e Receita Federal para ajudar nas investigações que apuraram "possíveis" desvios de verbas de contratos de anos anteriores com Governo Federal na ordem de cerca de R$ 2,4 milhões em Rolândia.

INVESTIGAÇÃO -

Aproximadamente 250 servidores federais cumpriram, nos estados do Paraná (Londrina, Rolândia e Campo Largo), São Paulo, Goiás, Maranhão e Pará, 40 Mandados de Busca e Apreensão e 14 Mandados de Prisão Temporária, expedidos pela 2ª Vara Federal Criminal de Curitiba – PR.

As investigações demonstraram esquema de desvio de recursos públicos em contratos de parceria firmados entre a OSCIP e entes públicos (principalmente Prefeituras Municipais). Após a aprovação de seus projetos, essencialmente nas áreas de saúde e educação, a OSCIP recebia os recursos federais destinados, movimentando em média R$ 130 milhões anuais, e promovia contratações de empregados, compras de bens e serviços, fazendo crer que toda a destinação financeira governamental era efetivamente empregada no cumprimento do objetivo de cada um dos projetos.

No entanto, aproximadamente 30% dos recursos recebidos era transferida para uma conta centralizadora da Organização, com a justificativa de atender suas despesas administrativas.

Além das constatações de desvios irregulares de recursos públicos, estimados em mais de R$ 300 milhões apenas nos últimos cinco anos, as investigações também evidenciaram a ocorrência de esquema de ocultação de bens e direitos e de lavagem de dinheiro, crimes contra a ordem tributária, aquisições suspeitas de títulos da dívida pública "podre" e de imóveis rurais supostamente inexistentes no estado do Pará para serem utilizados, em tese, como garantias de dívidas públicas.

A ação conjunta denominada "Operação Parceria", deflagrada na última terça-feira (11), teve o objetivo de desarticular esquema fraudulento de desvios de recursos federais que deveriam ser empregados por OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, sediada em Curitiba-PR.

Última modificação em 12/05/2010