PROCON DE ROLÂNDIA CHAMA ATENÇÃO DOS CONSUMIDORES PARA O DIA DAS MÃES

Nos casos em que vendedores fizerem uma proposta ou oferta verbal, é?recomendável que o consumidor peça que esta oferta ou proposta seja feita por escrito e assinada. Esta é uma forma de ser provado o que foi dito.?

Nos casos em que houver outorga de crédito, como parcelamentos ou financiamentos, o consumidor deverá?ser informado sobre o numero de parcelas e o valor de cada prestação, além do valor total pago com o financiamento, discriminando juros e eventuais acréscimos ou encargos incidentes.

EXEMPLOS - Após a compra pode existir duas situações: a primeira relacionada a garantia contratual, pois muitas empresas, após verificada a existência de vicio no produto, promovem a troca imediata. Não existindo a possibilidade da troca imediata, os fornecedores, seja o comerciante ou o próprio fabricante, tem o prazo de 30 dias para solucionar definitivamente o problema. O consumidor tem o direito a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso, a restituição imediata da quantia paga ou o abatimento proporcional do preço.?

Importante lembrar que as lojas não estão obrigadas a trocar um produto que não apresente vício ou defeito. No entanto, nos casos em que seja oferecida essa possibilidade pelo fornecedor, é recomendável que tal informação conste por escrito em um recibo ou mesmo em nota fiscal.?

"Adotando medidas preventivas, como pesquisa de preços em vários estabelecimentos comerciais e solicitação de orçamentos por escrito, o consumidor preserva seus direitos e garante uma data comemorativa sem contratempos", finalizou Rodrigo Fabri.

Última modificação em 29/04/2010