Rolândia comemora 66 anos de Emancipação Política

Em 30 de dezembro de 1943, ao mesmo tempo em que era criado o município de Rolândia, o nome foi trocado para Caviúna. Somente em 1947 é que retornou o antigo nome Rolândia.

DISCUSSÃO - O assunto sobre a real data do aniversário da cidade ainda é motivo de muita conversa entre os moradores. Atualmente, a cidade comemora seu aniversário no dia 29 de junho. Em 2010, a cidade faz 76 anos, pois a data atualmente utilizada para a comemoração é baseada no ano de 1934. Neste ano, a história mostra que ocorreu a venda do primeiro lote efetuado pela Companhia de Terra Norte do Paraná.

Assim, Rolândia se diferencia de quase a totalidade dos municípios brasileiros que comemoram sua data de aniversário no dia em que aconteceu oficialmente sua emancipação política.

Partindo deste princípio, a data correta para o aniversário de Rolândia seria 28 de janeiro.

MUDANÇA – Pensando em acabar de uma vez por todas com as discussões, a atual administração já se posicionou a favor de apresentar um projeto de lei na Câmara dos Vereadores. O objetivo é corrigir a data de aniversário da cidade.

Além de outros historiadores locais, o professor e ex-secretário de Educação do município José Marques Filho é defensor desta mudança. "Sou totalmente favorável a alteração da data do aniversário da cidade. Rolândia não pode andar na contra mão da maioria dos municípios brasileiros", afirmou o professor Marques.

CURIOSIDADE – Outro fato que chama atenção nesta discussão, passa despercebido por muita gente. No último dia 10 de dezembro de 2010, Londrina comemorou 75 anos de emancipação política. Assim, Rolândia seria mais velha do que a terceira maior cidade do sul do Brasil. Local inclusive, onde a Companhia de Terras Norte do Paraná , históricamente, iniciou seu trabalho de colonização de toda a região.

Última modificação em 29/01/2010