Rolândia faz parte do Programa Ambiental de Microbacias do Paraná

Os convênios assinados pelo governador Roberto Requião durante a reunião semanal dos secretários destina ainda, para 21 municípios, R$ 952 mil que irão auxiliar no processo de conservação de solos e adequação de estradas rurais.

"O Paraná precisa voltar a ser referência nacional e internacional em sistema de conservação de solos e de microbacias", declarou Pugliesi.?

A iniciativa é uma ação das secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente, Sanepar, Copel, Emater e prefeituras. Waldyr Pugliesi lembrou ainda que "o principal agente do processo é o próprio agricultor,?que deve adotar as práticas conservacionistas"

CONSERVAÇÃO AMBIENTAL –?Na avaliação do prefeito Johnny Lehmann, o projeto será importantíssimo para os agricultores de Rolândia. Segundo ele, é a solução para conter a erosão e garantir a conservação da água.?

"Se você não cuida da microbacia, quando chove, toda a terra vai parar dentro do rio causando erosão, enormes crateras e estraga todo o terreno para a agricultura. Outro problema, é que esta terra que vai para o rio, carrega todo o agrotóxico que foi usado na lavoura, contaminado as águas", reforçou Johnny.?

ALCANCE – Além de Rolândia, assinaram o convênio os municípios de Pato Branco, Vitorino, Mariópolis, Realeza, Ampere, Santa Izabel, Apucarana, Marilândia do Sul, Luiziana, Corbélia, Santa Mariana, Fernandes Pinheiro, Irati, Lidianópolis, Nova Esperança, Paranavaí, Tomazina, Marechal Cândido Rondon, Xambrê e Cruz Machado.

Última modificação em 20/01/2010