PREFEITURA ‘COSTURA’ ACORDO PARA SOLUÇÃO DEFINITIVA NO JARDIM ÁGUA VERDE

REUNIÃO-4Transtornos no Jardim Água Verde, como os que ocorreram no dia 4, quando o excesso de água da chuva invadiu muitas casas, derrubando inclusive alguns muros, estão próximos de terem uma solução definitiva.
A prefeitura de Rolândia espera finalizar na semana que vem um acordo com a loteadora que realizou as obras de infraestrutura no local para que, em conjunto, seja construída uma galeria de águas pluviais.

A obra tornaria desnecessário o reservatório que transbordou com as chuvas torrenciais no primeiro domingo do ano.

Pelo acordo, a loteadora vai arcar com os custos da mão de obra da construção de galerias. Em contrapartida, a prefeitura bancará os materiais necessários para a obra. A estimativa é de que o município vá investir perto de R$ 600 mil. “A medida atende o interesse público porque vai resolver definitivamente o problema”, afirma o procurador jurídico da prefeitura, Jeferson Matias. “e o valor a ser investido é quase nove vezes menor do que o anunciando anteriormente pelo governo interino, de R$ 5 milhões”, ele acrescenta.

O projeto para construção das galerias pluviais está sendo finalizado pela Secretaria Municipal de Planejamento. O engenheiro Cláudio Metzger diz que serão implantados 700 metros de emissários que vão levar a água de chuva até o córrego Pirapora e, dali, para o ribeirão Barra Grande, afluente do ribeirão Vermelho. Segundo ele, serão três linhas de tubos do jardim até o córrego. “Serão utilizados cerca de 2.100 tubos, cada um com diâmetro de 1,20 metro”, afirma Metzger. “Esse sistema vai substituir a antiga lagoa.”

MEDIDA PALIATIVA

O acordo com a loteadora começou a ser “costurado” na semana passada, quando o prefeito Johnny Lehmann reuniu moradores e lideranças comunitárias do Jardim Água Verde, com a presença também de vereadores, para anunciar as primeiras medidas no sentido de evitar que eventuais novas chuvas fortes, neste período de verão, voltem a prejudicar os moradores. A Secretaria de Infraestrutura abriu uma vala para ajudar a escoar a água e evitar nova enchente. Nesta sexta-feira, 16 de janeiro, operários municipais realizaram trabalhos de limpeza no local.

REUNIÃO-1
Prefeito Johnny Lehmann com os moradores do Jardim Água Verde
REUNIÃO-4
Reunião com os moradores do Jardim Água Verde