Gripe A faz duas vítimas em Rolândia

E-mail Imprimir PDF

Uma mulher de 27 anos, residente na região central e um homem de 36, morador de um bairro na Zona Oeste da cidade faleceram nesta semana vítimas da gripe A (H1N1) em Rolândia. Há mais de dez dias eles estavam na UTI em estado grave.

A mulher procurou uma Unidade de Saúde no dia 05/08 com sintomas de febre, dor de garganta e tosse. Ela foi notificada como caso suspeito pela equipe do posto de saúde, medicada e orientada a ir ao Hospital São Rafael caso não melhorasse.

 A equipe de saúde monitorou a paciente nos dias seguintes. No dia 10/08 o estado de saúde piorou e ela apresentava falta de ar, vômitos, intensificação da tosse e retorno da febre. Ela foi encaminhada ao Hospital São Rafael onde foi atendida e já medicada com o Tamiflu e devido a piora, foi colocada na Central de Leitos para uma vaga na UTI em Londrina no dia 11/08. A mulher ficou na UTI da Santa Casa de Londrina até o dia 18/08 (terça-feira), quando veio a falecer sem respostas aos atendimentos de suporte avançado e intensivo.

O rapaz de 36 anos, que foi a óbito na tarde desta quarta-feira (19/08), também estava internado na Santa Casa de Londrina, na UTI, desde o dia 04/08. Ele também apresentava um estado de saúde bem grave. O paciente era imunodeprimido e tinha outras patologias associadas à nova gripe. Mesmo medicado e com todo o acompanhamento médico ele também não resistiu.

"Todo atendimento necessário foi prestado às vítimas e às famílias tanto nas Unidades de Saúde quanto no hospital do município. Infelizmente, mesmo com tratamento intensivo, eles não resistiram", explicou Deise Tokano, Diretora de Vigilância em Saúde.

Novos Números

Rolândia apresenta 550 casos notificados sendo que muitos destes já receberam alta do isolamento domiciliar e os restantes têm sido monitorados pela equipe da Unidade de Saúde e de Vigilância em Saúde. No total são 12 casos positivos no município até a presente data. No momento, a coleta é feita APENAS em casos de pacientes graves. Pacientes suspeitos da nova gripe DEVEM seguir as orientações dos profissionais de saúde a fim de evitar agravamento dos casos e possíveis complicações.

 

 

Você está aqui:
Copyright © 2019 Prefeitura do Municipio de Rolandia. Todos os direitos reservados.
Designed by Wjr
<