POSTOS DE SAÚDE DE ROLÂNDIA FICARÃO ABERTOS NO SÁBADO DIA 30 DAS 8H ÀS 17H PARA VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO E ATUALIZAÇÃO DE CADERNETA DE VACINAÇÃO

sarampoNHUO

A Secretaria Municipal de Saúde informa que neste sábado ,dia 30 de novembro, TODAS AS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DE ROLÂNDIA ESTARÃO ABERTAS das 8 às 17h visto que é o “Dia D” de combate ao sarampo”. Ainda a população poderá trazer a carteira de vacinação para avaliação da situação vacinal e atualização do esquema, se necessário.

Quem deve se vacinar contra o sarampo?

Dose zero: Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).

Primeira dose:  Crianças que completarem 12 meses (1 ano).

Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.

Adulto deve se vacinar contra o sarampo?

Tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade:

• Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;

• Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.

Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?

• De 1 a 29 anos - São necessárias duas doses;

• De 30 a 49 anos - Apenas uma dose.

Grávidas podem tomar a vacina contra o sarampo?

A vacina é contraindicada durante a gestação pois são produzidas com o vírus do sarampo vivo, apesar de atenuado. A gestação tende a diminuir a imunidade da mulher, o que deixa o sistema imunológico mais vulnerável e, por isso, a vacina pode desenvolver a doença ou complicações.

O recomendado pelo Ministério da Saúde é que a mulher que faça planos de engravidar tome todas as doses da vacina antes, podendo esta ser a tríplice ou a tetra viral, e mantenha toda a rotina prevista no Calendário Nacional de Vacinação atualizada, para se proteger e proteger o bebê.

Copyright © 2020 Prefeitura do Municipio de Rolandia. Todos os direitos reservados.