SECRETARIA DE SAÚDE INFORMA CASO DE GRIPE H1N1

HEALTH CF

A Secretaria Municipal de Saúde confirma o primeiro caso de H1N1“influenza A” em uma moradora de Rolândia em 2018. Trata-se de uma mulher, gestante, na faixa etária entre 20-30 anos, que não tomou a vacina contra a gripe, e que procurou atendimento no Hospital São Rafael dia 30 de maio e os exames confirmaram a doença. A paciente em questão foi medicada com tamiflu na suspeita e desde então tratada, monitorada e passa bem. A Secretaria Municipal de Saúde vem fazendo um trabalho intensivo na cidade, visando promover ações de orientação, prevenção e combate ao H1N1 em parcerias com ramos da sociedade.

Os sintomas do H1N1 são parecidos com os de outras gripes: os mais comuns são febre alta, tosse, dificuldade para respirar, dor muscular e de cabeça. A recomendação do Ministério da Saúde é para se evitar locais com aglomeração de pessoas, pois isso reduz o risco de contrair a doença. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a principal forma de transmissão não é pelo ar, mas sim pelo contato com superfícies contaminadas. Por isso, o uso de máscaras pela população não é recomendado pelo Ministério da Saúde. Entretanto, quem está doente deve fazer uso de máscara, quando estiver em contato com outras pessoas, para não transmitir o vírus.

As medidas preventivas decaráter geral são: fazer freqüente higienização das mãos com água esabão ou álcool gel a 70%, retirando-se os acessórios (anéis, pulseiras,relógio), uma vez que estes objetos acumulam microrganismos nãoremovidos com a lavagem das mãos; abra a torneira e molhe as mãos,evitando encostar-se na pia; enxágue as mãos, retirando os resíduos desabonete; evite contato direto das mãos ensaboadas com a torneira;seque mãos e punhos com papel-toalha descartável; dentre outras.

As Unidades Básica de Saúde de Rolândia têm disponível a vacina trivalente contra influenza de 2018. De acordo com a resolução da Anvisa publicada no Diário Oficial da União, a vacina de Influenza trivalente de 2018 contém os seguintes vírus:

- A/Michigan/45/2015 (H1N1) pmd09     - A/Singapore/IFNIMH-16-0019/2016(H3N2)    - B/Phuket/3073/2013

Para receber a vacina é só comparecer a uma Unidade de Saúde mais próxima e levar a carteira de vacinação. Devem tomar a vacina gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, crianças com idades entre 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, pacientes crônicos, além de profissionais de saúde e indígenas. A campanha começou dia 23 de abril e termina na próxima sexta-feira, dia 15 de junho.

Copyright © 2018 Prefeitura do Municipio de Rolandia. Todos os direitos reservados.