DICAS DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA SOBRE O EMPREGO DE AGROTÓXICO

Agrotoxico 693

A Secretaria de Saúde, por meio do setor de Vigilância Sanitária, informa e orienta acerca dos agrotóxicos:

*Se tiver que aplicar agrotóxicos, não fique em dúvida em usar aquelas roupas quentes e pouco práticas, chamadas deEquipamento de Proteção Individual  (EPI). Entre sentir calor e correr o risco de ficar doente, escolha o incômodo do calor e utilize todos os EPI recomendados.

*Os EPIs mais comumente utilizados nas aplicações de defensivos são as máscaras, óculos, luvas impermeáveis, chapéu impermeável de abas largas, botas impermeáveis, macacão com mangas compridas e avental impermeável. Os EPIs a serem utilizados são indicados via receituário agronômico e nos rótulos dos produtos. O seu armazenamento deve ser em local limpo, seco, seguro e longe de produtos químicos.

*A saúde é o mais importante, e é nela que você deve pensar. Se você adoecer, não poderá trabalhar. Utilize sempre o Equipamento de Proteção Individual (EPI) para preparar a calda e aplicar os agrotóxicos.

*Procure trabalhar nas primeiras horas do dia ou no final da tarde para não ficar exposto ao sol mais forte.

*Nunca fique contra o vento para evitar a nuvem de produto.

*Só faça a mistura de agrotóxicos em lugar ventilado e prepare apenas a quantidade exata a ser aplicada. Nunca permita que crianças e mulheres apliquem ou auxiliem na aplicação dos agrotóxicos. As crianças, em geral, são mais facilmente intoxicadas do que os adultos e as mulheres podem ter problemas durante a gravidez.

*Não beba durante a aplicação e não coma nada enquanto estiver trabalhando com agrotóxicos. Termine tudo primeiro e, depois de lavar bem as mãos, desfrute de seus alimentos tranquilamente.

*Lave as mãos sempre que puder, beba bastante água antes de trabalhar com agrotóxicos e após se lavar, e não fume durante o trabalho. Todo cuidado é pouco!

Copyright © 2018 Prefeitura do Municipio de Rolandia. Todos os direitos reservados.