Rolândia terá SAMU e UPA ainda este ano

Rolândia vai ser contemplada com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgên-cia (SAMU) e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para casos de ur-gência e emergência. O prefeito Johnny Lehmann já assinou termo de Adesão da Proposta e o documento já foi entregue à Secretaria de Saúde do Estado do Paraná.

“O objetivo é melhorar o atendimento de urgência aos rolandenses. Com o serviço, basta ligar no número 192 para acionar diretamente o socorro. Passou da hora do povo de Rolândia receber este serviço. Serão 2 ambulâncias: uma de suporte básico e outra de suporte avançado”, destacou o prefeito Johnny Lehmann.

O Samu é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à popula-ção em casos de emergência. O Samu realiza o atendimento em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita por telefone.

A Secretária de Saúde de Rolândia, Tânia Aroceno explicou que, de acordo com a orientação do Ministério da Saúde, o Samu precisa ter pelo menos uma ambulância de suporte básico para cada 100 mil habitantes. “Rolândia tem, perto de 58 mil habitantes, portanto, as ambulâncias devem resolver o problema”, afirmou.

Já a primeira Unidade de Pronto-Atendimento (UPA I) 24 Horas, além de Ro-lândia vai receber pacientes de Jaguapitã, Guaraci e Bela Vista do Paraíso. A UPA é um serviço de pronto-atendimento que funciona em horário integral, inclusive nos fins de semana. A unidade está equipada tanto para atender a pequenas e médias emergências quanto pacientes graves, até que sejam removidos para um hospital.